Portal da Transparência da Câmara Municipal de Carira Sergipe
.

Quais informações podem ser localizadas no Portal da Transparência?

No Portal estão disponíveis as informações sobre: Orçamentos, Receitas, Despesas, Balanços, Prestação de Contas da LRF, Contratos de Gestão, Compras, Patrimônio, Convênios, Folha de Pagamento, Licitações, Legislação, Funcionários e diversas informações de interesse ao cidadão.

Acesse:

Possui recursos a acessibilidade de conteúdo para pessoas portadoras de necessidades especiais?

Ato Administrativo

Onde encontro as atas das reuniões da Câmara?

As atas das reuniões estão disponíveis em nosso site oficial, na seção "Ato Administrativo". Lá, você encontrará as Atas das Sessões.

Qual a função do legislativo municipal?

O Legislativo municipal, desempenha várias funções e ações fundamentais no âmbito municipal. Abaixo estão algumas das principais atribuições típicas do Legislativo municipal:

1. Elaboração e Aprovação de Leis:
- O Legislativo municipal tem a responsabilidade de criar, debater, e aprovar leis que regem o município. Isso inclui leis orçamentárias, leis municipais e outras regulamentações locais.

2. Fiscalização do Executivo:
- A Câmara Municipal tem o papel de fiscalizar as ações do Poder Executivo municipal (prefeitura), garantindo que as leis sejam executadas de acordo com o interesse público e os princípios legais.

3. Aprovação do Orçamento Municipal:
- O Legislativo participa ativamente no processo orçamentário, discutindo, emendando e aprovando o orçamento municipal anual.

4. Criação e Extinção de Cargos Públicos:
- A Câmara Municipal tem o poder de criar e extinguir cargos públicos no âmbito municipal, bem como estabelecer normas para o funcionalismo público municipal.

5. Realização de Audiências Públicas:
- O Legislativo municipal realiza audiências públicas para discutir questões de interesse da comunidade, ouvir a opinião dos cidadãos e garantir a transparência nas ações governamentais.

6. Criação de Comissões:
- A Câmara pode criar comissões parlamentares de inquérito (CPIs) e outras comissões temporárias para investigar questões específicas.

7. Aprovação de Projetos de Iniciativa Popular:
- O Legislativo pode aprovar projetos de lei de iniciativa popular, que são propostos pelos próprios cidadãos.

8. Deliberação sobre Vetos do Executivo:
- Em casos de vetos do prefeito a projetos de lei, a Câmara Municipal pode deliberar sobre esses vetos.

9. Aprovação de Empréstimos e Financiamentos:
- O Legislativo pode aprovar operações de crédito, empréstimos e financiamentos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento municipal.

10. Representação da Comunidade:
- Os vereadores representam os interesses e demandas da comunidade perante o poder público, sendo o elo entre os cidadãos e a administração municipal.

Essas são algumas das principais ações e atribuições do Legislativo municipal.

Como os cidadãos de Carira, Sergipe, podem participar das atividades legislativas?
  • Os cidadãos de Carira podem participar das atividades legislativas de diversas formas, como comparecendo às sessões da câmara, acompanhando as transmissões ao vivo pela internet, apresentando sugestões e demandas aos vereadores durante a tribuna livre, participando de audiências públicas e outras.
  Quais são os principais canais de comunicação disponíveis para os cidadãos de Carira acompanharem as atividades da câmara municipal?
  • Os cidadãos de Carira podem acompanhar as atividades da câmara municipal através de diversos canais de comunicação, incluindo o site oficial da câmara, suas redes sociais (como Facebook, youtube e instagram), transmissões ao vivo das sessões legislativas, e presencialmente na sede da câmara durante as sessões.
  Como são realizadas as sessões legislativas na câmara municipal de Carira, Sergipe?
  • As sessões legislativas na câmara municipal de Carira são realizadas regularmente, geralmente às terças e quintas-feiras, a partir das 18:00 horas. Durante essas sessões, os vereadores discutem e votam projetos de lei, requerimentos, indicações e outras matérias de interesse público. As sessões são abertas ao público e também podem ser acompanhadas ao vivo pela internet.

e-SIC

É possível o acompanhamento posterior da solicitação da informação via e-mail e/ou outro canal?

Sim, a partir do ícone (e-SIC) informando o e-mail e a senha cadastrada anteriormente para ter acesso ao andamento acerca da tramitação da solicitação.

Receita

Como faço para acessar as Receitas?

Na tela início, clicar no ícone “Receita”, definir o período (dia, mês e ano).

Relatórios LRF

Como ter acesso e acompanhar as publicações de relatórios orçamentários?

Os relatórios da Execução Orçamentária são disponibilizados bimestralmente e os relatórios da Gestão Fiscal atualizados a cada quadrimestre. Os arquivos com as informações são publicados no portal em Transparência, tela inicial no ícone (LRF/RCI/RREO/RGF).